domingo, 17 de agosto de 2014

Pedro, eleito por Jesus

Jesus soube que dele falavam, e lhe atribuíam nomes, e por conta disso fez aos seus discípulos um pergunta, para uma resposta de fé.
14Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15.Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16.Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! (São Mateus 16,14-16

Jesus teve em sua companhia muitos homens e mulheres, e cada um deles trouxe sua história. Com seu olhar misericordioso trouxe a paz a esses muitos corações.

Muitos foram os seus eleitos, muitos mesmo, pois na cruz foi por todos nós que ele sofreu o flagelo de Poncio Pilatos, e morreu na Cruz.

Dentre os muitos homens e mulheres a quem Jesus dedicou atenção um pode ser alvo de destaque: Simão Pedro, que por Jesus foi Pedro. Ele foi o primeiro, e também o escolhido como líder de sua igreja.

Da igreja do Pai, que salva, veio Jesus a terra para ser a cabeça, e criar seu corpo, a nossa Santa e Pecadora Igreja Católica Apostólica Romana.

Pedro foi declarado por Jesus seu líder, mas Pedro foi homem como nós. Foi humano de fé, com altos e baixos, como todos nós na luta da conversão diária.
18E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19.Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (São Mateus 16,18-19).

A humanidade de Pedro é aqui matéria de análise, sua humanidade de fé no Senhor que teve a honra de conhecer ao vivo, e que nós conhecemos apenas de sentir sua graça em nós. Maravilhosa Graça que nos basta.

Pedro era pescador, e pescava peixes. Acreditou nas palavras de Jesus, e ao seguí-lo tornou-se pescador de homens.
5.Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. 6.Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9.É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. 10.O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11.E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram. (São Lucas 5,5-6; 9-11)

Ele foi fiel as palavras do senhor, e em teu seguimento.
Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (São João 6, 68

Mas como nós Pedro teve negações, desistências e momentos de fraqueza. Pedro negou três vezes seu mestre.
69.Enquanto isso, Pedro estava sentado no pátio. Aproximou-se dele uma das servas, dizendo: Também tu estavas com Jesus, o Galileu. 70.Mas ele negou publicamente, nestes termos: Não sei o que dizes.
71.Dirigia-se ele para a porta, a fim de sair, quando outra criada o viu e disse aos que lá estavam: Este homem também estava com Jesus de Nazaré.
72.Pedro, pela segunda vez, negou com juramento: Eu nem conheço tal homem.
73.Pouco depois, os que ali estavam aproximaram-se de Pedro e disseram: Sim, tu és daqueles; teu modo de falar te dá a conhecer. 74.Pedro então começou a fazer imprecações, jurando que nem sequer conhecia tal homem. E, neste momento, cantou o galo.
75.Pedro recordou-se do que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes. E saindo, chorou amargamente. (São Mateus 26, 69-75)

Pedro demonstrou a fraqueza dos homens, quando por não confiar plenamente no seu senhor afundou nas águas, quando a ele concedido andar sobre elas.
Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! (São Mateus 14, 28)

Pedro quando do presenciar da transfiguração de Jesus, após o encontro com Moisés e Elias novamente mostra sua humanidade, e por ser vislumbrado e até mesmo imprudente, é exortado por Deus Pai. 
Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o. (São Mateus 17, 4)

Quantas vezes nos perdemos por vislumbrar algo maravilhoso, e nos distraímos da verdadeira orientação e caminho dados por Jesus. 

Ele voltou a ser pescador de peixes depois de ter se tornado pescador de homens.
Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe eles: Também nós vamos contigo. Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam (São João 21,3).

Jesus tinha a Pedro um missão, e quando em sua terceira aparição aos discípulos, após sua ressurreição, traz a pedro a redenção de tê-lo negado e uma missão que também é nossa como missionários.
15.Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
16.Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
17.Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. (São João 21,15-17).

Assim como a Pedro temos as altas e baixas de nossa fé. Saímos a pescar peixes depois de pescar homens, negamos a Cristo muitas e muitas vezes, e não cuidamos de nossas ovelhas, mas trago a ti uma boa notícia: a nós ele traz a redenção.

Somos humanos como foi Pedro, e a nós é dada uma missão. Cabe a cada um de nós saber da sua, e sair levando adiante a obra de Deus. Ele nos orientará assim como fez a seus discípulos.
14.E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam. (São Marcos 16,14;16)

Sejamos fieis a Cristo, e firmes na fé. Aos seus escolhidos e a eles fieis, Deus guarda grandes coisas. Saibamos fazer grandes coisas, pois grandes graças estão reservadas os grandes realizadores.

Tomemos Pedro como exemplo, e façamos da fidelidade a Deus nossa marca na terra. Esforço, fé e conhecimento das Sagradas escrituras é o que nos espera o Senhor.

Lembremos que a árvore tem sua copa e raízes em proporção. Quão mais fortes e abundantes sejam nossa raízes fortes em Jesus, mais frondosa será nossa copa, para a glória de Deus em benefício do irmão.

Que a Paz esteja contigo!


17 de agosto de 2014
Marcelo SanFer
Missão Fiel da Balança



Nenhum comentário:

Postar um comentário