domingo, 24 de agosto de 2014

O inicio do Sim é onde Deus se encontra.

A banda católica Rosa de Saron lançou a canção “O meio e o fim”, de composição de Guilherme de Sá. A canção traz uma frase a mim inspiradora, e por isso utilizada como tema da missão Fiel da Balança: “O início do Sim é onde Deus se encontra”.
 
Em nossa procura por Deus por vezes cometemos equívocos. O fato é que a distancia que sentimos de Deus, é o reflexo de nossa distância dele. Somos nós que impomos as distâncias.
Por vezes achamos que ele não nos ouve. O interessante é que a vezes pedimos errado. Pedimos por nós, sob nossa ótica humana, até mesmo quando queremos o bem do irmão. Não pensamos que ele tem planos para nós, maiores e melhores que os nossos projetos. Ele aguarda nosso sim, pois sua gentileza é notável, e ele espera que o recebamos como um convidado que bate a nossa porta.
20. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. (Apocalipse 3,20)

Por vezes temos a errada visão, ou já tivemos, que ele nos perdoa, e tudo mais se segue. Pensamos: “Farei como quiser. Na hora da morte peço perdão e pronto.” O senhor nos chama ao esforço naquilo no que nos é mais prezado, como ao jovem rico.
16. Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: 17. Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos.
18. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,19. honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo.
20. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?
21. Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
22. Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.
(Mateus 19,16-22)

Por vezes montamos orações, e nos convencemos que fizemos nossa parte. Seguimos padrões que nós mesmos preestabelecemos como se fosse um serviço com retorno ou um quebra-cabeça. Ao final é no nosso nível mais baixo que atingimos a sinceridade verdadeira, quando nossa súplica entoa como clamor, e a mais pura oração brota do fundo de nossa alma.
 
Por vezes nos dizemos convertidos, pelo simples fato de ter dito uma vez que o seguiríamos. Pedro que foi o primeiro discípulo do mestre a seguí-lo voltou a pescar peixes, depois de pescar homens. Pedro teve de Jesus a redenção, mas ele teve de dizer que amava o Senhor. Sua resposta foi a marca de sua nova conversão. Lembremos que foi ele o eleito por Jesus para liderar sua igreja. A conversão ao Cristo é diária, e nosso esforço para dar as respostas, os passos, e ver portas e janelas abertas vale muito para Deus. Afinal as passagens estão abertas, e somos nós que em meio a névoa não enxergamos e nos afastamos.
 
O nosso sim tem enorme valor a Deus. Sem ele não há forma de chegada das abundantes bençãos do Pai, o olhar misericordioso do Filho, e as graças do Espírito Santo. Nunca estaremos desamparados pela Trindade Santa, mas estaremos suscetíveis a todo tipo de mal. Ele quer nos ajudar, mas precisa de nossa autorização.
 
A canção reflete sobre os meios e fins. Temos medo dos fins, pois decidimos por certos meios, ainda que recebamos a graça discreta do doce Espírito Santo de Deus a nos orientar para caminhos melhores. Escolhemos os meios, e tememos os fins que não planejávamos. Os fins são frutos dos nossos meios, e frequentemente os justificam.
Tem medo do fim?
Tem medo do fim porque o seu fim justificou seu meio
O abrigo enfim, é o início do sim
O início do sim é onde Deus se encontra

Até que o sol não brilhe, acenda uma vela na escuridão
Levante a mão, se o fim é bom, também são os meios
(O meio e o fim –Guilherme de Sá – Rosa de Saron)


O início do Sim é onde Deus se encontra. Diga Sim do fundo do teu coração, sem padrões, sem escolhas. Deixe as escolhas para Deus. Ele te sussurrará o caminho, e tu saberás exatamente de onde veio, e para onde irás. Abra o coração, acenda uma vela na escuridão, pois o candelabro, a vela, o pavio e a chama são fruto de teu esforço, mas o calor e a luz vem de Deus, e só quem sente sabe como é bom.
Abra-se a luz da Salvação.
Que a Paz esteja contigo!

24 de agosto de 2014



 










Marcelo SanFer
Missão Fiel da Balança

Nenhum comentário:

Postar um comentário